SisNaNO

O SisNANO (Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia) é um sistema de laboratórios direcionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) em nanociências e nanotecnologia, tendo como característica essencial o caráter multiusuário e de acesso aberto, mediante submissão de propostas de projetos de P,D&I ou de requisição de serviços. 

O SisNANO é formado por duas categorias de laboratórios: os Laboratórios Estratégicos, vinculados diretamente ao Governo Federal e que têm o compromisso de disponibilizar, no mínimo, 50% do tempo de uso dos equipamentos para usuários externos; e os Laboratórios Associados, vinculados a outros Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT), e que devem disponibilizar pelo menos 15% do tempo de uso dos equipamentos para usuários externos.

Laborátorios Estratégicos

Laborátorios Estratégicos

Os Laboratórios Estratégicos que fazem parte do SisNANO são instalados em Unidades de Pesquisa do MCTI e integram vários conjuntos de sistemas e equipamentos para atuação em nanociência e nanotecnologia. Esses laboratórios têm como característica principal serem de acesso aberto, devendo ser disponibilizados, no mínimo, 50% do tempo de uso dos equipamentos a usuário externos à instituição.

 

Laborátorios Associados

Laborátorios Associados

Os Laboratórios Associados que fazem parte do SisNANO são localizados nas Universidades e Institutos de Pesquisa e/ou Desenvolvimento e integram vários conjuntos de sistemas e equipamentos para atuação em nanociência e nanotecnologia. Esses laboratórios têm como característica principal serem de acesso aberto, devendo ser disponibilizados, no mínimo, 15% do tempo de uso dos equipamentos a usuário externos à instituição.