« Voltar

Ministro reforça capacidade financeira do MCTIC em visita ao estado da Paraíba

Popularização da C,T&I e Melhoria do Ensino das Ciências

Ministro reforça capacidade financeira do MCTIC em visita ao estado da Paraíba

Gilberto Kassab destacou que a pasta antecipou o pagamento de compromissos junto a entidades vinculadas e a projetos financiados. "Pela primeira vez em 30 anos o ministério inicia o ano sem dever aos institutos", disse.

Por Ascom do MCTIC

Publicação: 12/01/2017 | 17:27

Última modificação: 16/01/2017 | 18:11

Ministro se reuniu com representantes dos setores de ciência e tecnologia e de comunicações da Paraíba, nesta quinta-feira (12).

Crédito: Prefeitura de João Pessoa

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, reforçou nesta quinta-feira (12) que a pasta encontra-se em dia com suas obrigações financeiras, tendo inclusive antecipado alguns pagamentos com vencimentos para os próximos meses. Ele se reuniu com representantes dos setores de ciência, tecnologia e comunicações da Paraíba, em João Pessoa, capital do estado.

"Pela primeira vez em 30 anos o ministério inicia o ano sem dever um único centavo aos institutos ou ao CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico], à Finep [Financiadora de Projetos e Estudos] e aos projetos que financiam. Ao contrário, já antecipamos o primeiro trimestre com relação aos pagamentos vinculados a bolsas de estudos internacionais", afirmou o titular do MCTIC.

Os pagamentos foram possíveis, em parte, devido aos recursos repatriados pelo Tesouro Nacional destinados à pasta, da ordem de R$ 1,5 bilhão. Para os próximos meses, o ministro ressaltou que a "expectativa é a ampliação dos convênios, oportunidades e serviços prestados em qualquer setor em função da tecnologia".

Nesse sentido, Kassab, também falou sobre a implantação do sinal de TVs digital no país. De acordo com ele, o processo atende a um cronograma que deverá ser concluído em 2019.

"Começamos com um piloto na cidade de Rio Verde, em Goiás, e chegamos a Brasília há cerca de um mês. Hoje, 100% das televisões na capital federal são digitais e estamos chegando a São Paulo. A previsão é que, ao longo do mês de março, concluamos essa etapa e, posteriormente, iremos para Minas gerais e outros estados até 2019", afirmou.

Kassab foi recebido pelos prefeitos de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e de Campina Grande, Romero Rodrigues Veiga. Também estiverem presentes deputados federais, o diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Salomão Medeiros, e a presidente do Conselho de Secretários Nacionais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e secretária de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Francilene Garcia, além de outras autoridades.

Insa

Unidade de pesquisa do MCTIC instalada na Paraíba, o Insa, sediado em Campina Grande, foca a sua atuação em gestão da informação e conhecimento; desertificação; sistemas de produção; recursos hídricos; biodiversidade; conservação e uso sustentável dos recursos naturais; e desenvolvimento de tecnologias sociais. Além disso a entidade é correspondente internacional do Brasil junto à Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD).

Fonte: MCTIC