« Voltar

Cemaden testa aplicativo para monitoramento da safra do semiárido

Desastres Naturais Agropecuária Meteorologia, Climatologia e Hidrologia Inclusão Social e Produtiva

Cemaden testa aplicativo para monitoramento da safra do semiárido

Por celular, agricultores familiares vão enviar informações sobre espécies e variedades cultivadas, datas de plantio e distribuição das culturas agrícolas. Dados vão subsidiar o Sistema de Previsão de Risco de Colapso de Safras do Cemaden.

por Ascom do MCTI

Publicação: 28/12/2015 | 15:44

Última modificação: 05/01/2016 | 11:11

Com informações enviadas pelos agricultores familiares, Cemaden vai poder medir a produtividade e o risco de colapso de safra no semiárido brasileiro.

Crédito: Ministério do Desenvolvimento Social

Um aplicativo desenvolvido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) vai permitir que os agricultores familiares do semiárido enviem informações sobre a safra, incluindo o registro fotográfico georreferenciado da área plantada. Os dados, que serão enviados por celular para o Cemaden, vão subsidiar o Sistema de Previsão de Risco de Colapso de Safras. Por causa da participação direta dos agricultores, o projeto é conhecido como Ciência Cidadã.

"O projeto permitirá obter dados relativos às culturas que subsidiarão a modelagem da produtividade agrícola do sistema de risco de colapso de safra no semiárido brasileiro", explicou a coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden, Regina Alvalá.

Segundo ela, há uma carência de informações atualizadas e precisas sobre o manejo, como, por exemplo, das espécies e variedades cultivadas, datas de plantio e, principalmente, da distribuição espacial das culturas agrícolas no semiárido.

"Com o sistema de previsão de risco de colapso de safras no semiárido, será possível realizar o planejamento e a tomada de decisão, com a finalidade de minimizar os impactos de quebras de safras e prejuízos sociais decorrentes", acrescentou.

O aplicativo AgriSupport, desenvolvido pelo Cemaden em parceira com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas e o International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA), foi apresentado para os pesquisadores do Instituto Agronômico de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco. Na reunião, foi realizada uma "oficina" para apresentação e instalação do aplicativo nos celulares dos agricultores do município Abreu e Lima.

Fonte: Cemaden