Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
« Voltar

Nuclep entrega equipamentos de dois grandes projetos

Energia Defesa Nuclear

Nuclep entrega equipamentos de dois grandes projetos

Equipamentos farão parte da construção de um submarino e da usina nuclear Angra 3 .

por Ascom do MCTI

Publicação: 11/09/2014 | 16:24

Última modificação: 12/09/2014 | 11:59

A Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entregou equipamentos a dois grandes projetos tecnológicos: a construção de submarinos e Angra 3. O primeiro foi à Itaguaí Construções Navais (ICN). A Seção de Qualificação é um dos componentes que será usado na construção dos submarinos com tecnologia francesa. 
 
Os presidentes da Nuclep, Jaime Cardoso, da ICN, Pascal Le Roy, e o coordenador do Programa de Desenvolvimento dos Submarinos (Prosub), almirante Gilberto Max Roffé Hirschfeld, parabenizaram os trabalhadores pelo empreendimento. Para Cardoso, a entrega reitera o compromisso da empresa em atender às necessidades estratégicas da Nação. "Esse é um marco da indústria. A Nuclep sempre respondeu com excelência a todos os projetos que chegaram a esse parque industrial, consciente de que estamos desenvolvendo a soberania nacional", frisou o presidente da Nuclep na cerimônia de entrega do equipamento.
 
Na construção naval, a Nuclep se destaca com a fabricação, para a Marinha do Brasil, de cascos resistentes para quatro submarinos, da classe IKL, que hoje estão incorporados a frota naval.Atualmente, a empresa tem contrato para a fabricação de cascos resistentes para quatro submarinos, da classe Scorpéne, de tecnologia francesa, também para Marinha. O país faz parte do seleto grupo de nações que detém a tecnologia de fabricação deste tipo de embarcação.
 
No fim de agosto, foi entregue um semicondensador, com 170 toneladas, à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), que será usado na usina Angra 3. Outro equipamento igual deverá deixar o parque industrial de Itaguaí no final de setembro. O equipamento de alta tecnologia representa o primeiro embarque de grandes maquinários para a terceira unidade nuclear da CNAAA, em Angra dos Reis, no Sul Fluminense. Dois outros equipamentos serão enviados para o município em 2015. Hoje as duas unidades – Angra 1 e Angra 2 – produzem um terço da energia elétrica consumida no Rio de Janeiro e 3% da produção nacional, segundo dados da Eletrobrás.
 
Com sofisticados processos de soldagem, cada condensador recebe aproximadamente 35 mil tubos de titânio. O equipamento é responsável pela refrigeração do sistema secundário da usina por meio da troca térmica com a água do mar.

Fonte: Nuclep