Telecentros têm até 18 de agosto para participar do programa de formação de agentes de inclusão digital

Inclusão Digital

Telecentros têm até 18 de agosto para participar do programa de formação de agentes de inclusão digital

Mil unidades de todo o Brasil poderão indicar um monitor bolsista para o programa que tem o objetivo de revitalizar os telecentros e fortalecer as políticas de inclusão social. Terão prioridade localidades remotas e comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Por Ascom do MCTIC

Publicação: 18/07/2017 | 17:20

Última modificação: 28/07/2017 | 00:11

Os telecentros são espaços dotados de computadores conectados à internet e abertos à população, onde podem ser desenvolvidas atividades de inclusão digital, como cursos e oficinas.

Crédito: Portal Brasil

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou nesta segunda-feira (17) uma chamada pública para escolher mil telecentros de todo o país para participar do Programa Nacional de Formação de Agentes de Inclusão Digital (Pnaid). As unidades escolhidas poderão inscrever um monitor bolsista para participar de um programa de formação à distância enquanto ajuda os usuários do telecentro. Podem participar telecentros estaduais, municipais e de iniciativas privadas. As inscrições começam nesta terça-feira (18) e vão até o dia 18 de agosto.

O Pnaid tem o objetivo de revitalizar os telecentros e reforçar as políticas de inclusão digital. As mil vagas serão distribuídas entre as cinco regiões do Brasil: 400 no Nordeste, 200 no Norte, 200 no Sudeste, 100 no Sul e 100 no Centro-Oeste. Terão prioridade as unidades localizadas em áreas remotas ou comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Os telecentros são espaços dotados de computadores conectados à internet e abertos à população, onde podem ser desenvolvidas atividades de inclusão digital, como cursos e oficinas. Outros dois editais serão lançados em breve pelo Pnaid para escolher os Institutos Federais responsáveis pelo material pedagógico e pela execução dos cursos de formação. A expectativa é que a capacitação comece em fevereiro de 2018.

"O Pnaid contribuirá para a universalização da cultura digital no país por meio do fomento à formação de profissionais nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)", explica o coordenador de Formação do Departamento de Inclusão Digital, Jean Marc Mutzig, acrescentando que os resultados serão publicados em 18 de setembro.

A Coordenação de Formação do MCTIC esclarecerá eventuais dúvidas sobre o edital pelo e-mail cofor@mctic.gov.br. 

A íntegra do edital pode ser vista aqui

Caso queira aderir ao PNAID, clique aqui ou acesse http://sistema.mctic.gov.br/adesaopnaid/

Fonte: MCTIC