Em Campo Grande, ministro discute propostas de ciência e tecnologia com prefeitura

Tecnologias da Informação e Comunicação Aeroespacial

Em Campo Grande, ministro discute propostas de ciência e tecnologia com prefeitura

Na capital do Mato Grosso do Sul, Gilberto Kassab falou da importância do lançamento do satélite geoestacionário para aperfeiçoar a vigilância das fronteiras e o combate ao crime organizado.

Por Ascom do MCTIC

Publicação: 19/04/2017 | 15:43

Última modificação: 19/04/2017 | 15:47

Gilberto Kassab também destacou a importância da Internet das Coisas para melhorar as atividades agropecuárias.

Crédito: Ascom/MCTIC

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, esteve na capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, nesta quarta-feira (19), em audiência com o prefeito Marquinhos Trad, vereadores, secretários e dirigentes dos Correios e outras empresas no estado. 

No encontro, Kassab destacou projetos que são de interesse do município e falou sobre o lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, que permitirá o acesso à banda larga em todo território nacional, além de aperfeiçoar a vigilância de fronteiras e o combate ao contrabando e ao narcotráfico. Campo Grande está a cerca de 400 quilômetros da fronteira do Brasil com países vizinhos.

"O satélite vai permitir ampliar o acesso da banda larga para a população, além de aperfeiçoar as comunicações militares e vigilância das fronteiras", afirmou. "E convênios do Ministério com as pastas federais da Saúde e a Educação vão levar banda larga às unidades de saúde e escolas. Campo Grande precisa se preparar para se beneficiar desses projetos", disse o ministro.

Outro aspecto destacado foi o potencial do estado para se beneficiar com a Internet das Coisas. O MCTIC prepara plano nacional, que poderá, ressaltou Kassab, beneficiar o agronegócio, um dos principais itens da economia do Mato Grosso do Sul.

O prefeito Marquinhos Trad lembrou que o município discute diversas iniciativas junto ao ministério. E ressaltou que a "parceria" merece ser aprofundada. 

Já o presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), Paulo Fernando Cardoso, informou que a prefeitura irá buscar apoio para aperfeiçoar os sistemas de conexão das unidades de saúde.

Kassab disse ainda que a reunião em Campo Grande é parte de uma série de agendas com municípios e estados, para diálogo sobre temas do ministério e colher demandas pelo país.

Fonte: MCTIC