Confira as atividades e oportunidades de 22 a 28 de abril na Agenda Científica do MCTIC

Tecnologias da Informação e Comunicação Biodiversidade Recursos Minerais Popularização da C,T&I e Melhoria do Ensino das Ciências

Confira as atividades e oportunidades de 22 a 28 de abril na Agenda Científica do MCTIC

Semana dos Povos Indígenas movimenta o Museu Goeldi até quinta-feira (27) com debates, mostra de filmes e visitas a reservas. No Rio de Janeiro, o Festival da Matemática promove oficinas, exposições, protótipos em 3D, jogos eletrônicos e palestras. INT promove diálogo sobre manufatura avançada, e o Insa comemora o Dia Nacional da Caatinga com discussões sobre a conservação do bioma.

Por Ascom do MCTIC

Publicação: 20/04/2017 | 11:08

Última modificação: 20/04/2017 | 11:28

Crédito: Ascom/MCTIC

O Museu Paraense Emílio Goeldi realiza, de segunda (24) a quinta-feira (27), a Semana dos Povos Indígenas 2017 com debates sobre os desafios da política indigenista, Festival de Cinema Indígena e visitas às reservas de antropologia e arqueologia. Os eventos serão realizados no campus de pesquisa do Museu Goeldi em Belém (PA). Para conhecer a programação, clique aqui.

Manufatura avançada

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) promove, nesta terça-feira (25), a palestra Manufatura Avançada: a 4ª Revolução Industrial, com os tecnologistas Manoel Saisse e Jorge Lopes dos Santos. O evento, que integra o ciclo de palestras Terças Tecnológicas, será realizado entre 14h30 e 16h30 na sede do INT, no Rio de Janeiro. Saiba mais.

Dia Nacional da Caatinga

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa) realiza nesta quarta-feira (26), às 14h, em Campina Grande (PB), um debate sobre a conservação da Caatinga. O evento integra as comemorações pelo Dia Nacional da Caatinga, em 28 de abril, e está no contexto da Campanha da Fraternidade, que, este ano, discute os biomas brasileiros e a defesa da vida. Aberto ao público, o debate contará com a participação de representante da Comissão Pastoral da Terra, Vanúbia Martins, e do pesquisador Daniel Duarte Pereira, da Universidade Federal da Paraíba.

Revitalização do setor mineral

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) promove, na quinta-feira (27), a palestra "Ações para a revitalização do setor mineral brasileiro" com o engenheiro Vicente Humberto Lôbo Cruz, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia. O evento será realizado às 14h na sede do Cetem, no Rio de Janeiro. Interessados devem confirmar a presença pelo email divulgação@cetem.gov.br.

Festival da Matemática 

O Rio de Janeiro vai sediar, entre quinta-feira (27) e domingo (30), o Festival da Matemática, com oficinas, exposições, protótipos em 3D, jogos eletrônicos, mostra de filmes e diversas palestras. A entrada é gratuita, mas, para garantir um lugar, um cadastro deve ser feito na página do evento, que também oferece todas as informações sobre a programação. Realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o Festival faz parte do conjunto de iniciativas de popularização da disciplina e marca o início do Biênio da Matemática no Brasil 2017-2018.

Escola do CBPF

Estão abertas até 12 de maio as inscrições para a 11ª Escola do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), que será realizada entre 17 e 28 de julho no Rio de Janeiro com cursos para estudantes de graduação e pós-graduação. Haverá também atividades para professores do ensino médio e o ciclo de palestras "Física para Todos", aberto ao público. O prazo para as inscrições varia de acordo com o módulo escolhido. Clique aqui para saber mais.

Colóquio Brasileiro de Matemática

O Impa recebe inscrições para o 31º Colóquio Brasileiro de Matemática. Considerado a mais abrangente reunião científica da comunidade matemática brasileira, o evento conta com a participação de estudantes e pesquisadores do Brasil e do exterior e faz parte das atividades do Biênio da Matemática. Para mais informações, clique aqui.

Cosmologia e gravitação

Estão abertas as inscrições para a 16ª edição Brazilian School of Cosmology and Gravitation (BSCG), que acontecerá entre os dias 10 e 21 de julho, no CBPF. No total, serão oferecidos 10 cursos e 11 seminários, ministrados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O evento é uma iniciativa do CBPF e do Centro de Estudos Avançados de Cosmologia (CEAC), com o apoio da Finep. Saiba mais.

História da ciência

Estão abertas as inscrições para o 25º Congresso Internacional de História da Ciência e Tecnologia, no Rio de Janeiro. O evento será realizado entre 23 e 29 de julho no campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mais informações nesta página.

Apoio a eventos

CNPq e Finep lançaram chamada pública de apoio a eventos científicos, nacionais ou internacionais, como congressos, simpósios, workshops, seminários e ciclos de conferência. Ao todo, serão destinados R$ 17 milhões, com valor máximo de até RS 150 mil por projeto. O cronograma de inscrições varia de acordo com o evento. Saiba mais.

Pós-graduação no Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) abriu inscrições para 29 vagas nos programas de pós-graduação, distribuídas no mestrado em Agricultura no Trópico Úmido e nos cursos de doutorado em Ecologia e Ciências de Florestas Tropicais para ingresso no segundo semestre de 2017. A seleção inclui análise curricular (eliminatória), análise do projeto (eliminatória) e entrevista (classificatória). Clique aqui para acessar o edital. 

 

Fonte: MCTIC