Confira as atividades e oportunidades de 15 a 21 de julho na Agenda Científica do MCTIC

Recursos Minerais Popularização da C,T&I e Melhoria do Ensino das Ciências

Confira as atividades e oportunidades de 15 a 21 de julho na Agenda Científica do MCTIC

Mast tem programação no sábado com atividades gratuitas sobre ciência. Na próxima sexta, o museu realiza oficina sobre patrimônio científico e tecnológico. Já o CBPF inicia os cursos de capacitação para estudantes e pesquisadores e a sessão Física para Todos.

Por Ascom do MCTIC

Publicação: 14/07/2017 | 16:20

Última modificação: 21/07/2017 | 10:10

Crédito: Ascom/MCTIC

Adultos e crianças têm diversão garantida neste sábado (15), no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). São várias atividades gratuitas sobre ciência, incluindo uma exposição tridimensional, oficina de astronomia e observação do céu em telescópios. Saiba mais.

Escola do CBPF

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) realiza, a partir desta segunda-feira (17), a 11ª Escola do CBPF, com cursos de capacitação para graduandos, pós-graduandos brasileiros e de países da América Latina, além de professores do ensino médio do estado do Rio de Janeiro. As atividades serão focadas em física moderna e conhecimento na fronteira na pesquisa. Além disso, haverá a sessão Física para Todos, com palestras sobre física nuclear, física condensada e vida fora da Terra, entre outros. Para saber mais, acesse esta página.

Patrimônio cultural

O Mast organiza, na próxima sexta-feira (21), o seminário Patrimônio Cultural da Ciência e Tecnologia: construindo políticas para novos patrimônios. Saiba mais.

Escola Brasileira de Probabilidades

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) realiza, de 31 de julho a 5 de agosto, a 21ª edição da Escola Brasileira de Probabilidade. O evento, no Rio de Janeiro, vai reunir especialistas brasileiros e estrangeiros em minicursos, plenárias e sessões de pôsteres para discutir os rumos e as tendências neste campo de estudo. Clique aqui.

Seminário sobre segurança radiológica

O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) promove, em 10 de agosto, o seminário Segurança Radiológica e Segurança Física: harmonização e ação. O encontro é voltado para estudantes de pós-graduação da área nuclear e de proteção radiológica, supervisores de proteção radiológica, profissionais que utilizam fontes radioativas, engenheiros de segurança e especialistas. As inscrições podem ser feitas no site do IRD até 4 de agosto. Saiba mais.

Coleções especiais

De 7 a 10 de agosto, o Mast promove a oficina "Formação e Gestão de Coleções Especiais", com atividades voltadas para a capacitação e orientação de estudantes, bibliotecários e dirigentes de instituições culturais. Serão discutidos o conceito de coleções especiais, patrimônio bibliográfico, ações de preservação, digitalização e controle, acesso e segurança de coleções patrimoniais. As inscrições podem ser feitas até 2 de agosto. Mais informações podem ser acessadas nesta página.

Nova identidade da Rede Sismográfica Brasileira

Estão abertas até 7 de agosto as inscrições para o concurso que escolherá a nova identidade visual da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) – uma parceria entre Observatório Nacional, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, Universidade de Brasília e Laboratório de Sismologia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O concurso é voltado a estudantes e profissionais formados em design ou comunicação, e o prêmio é de R$ 5 mil. O edital com as regras do concurso e especificações técnicas está disponível aqui.

Fonte: MCTIC