Brasil apresenta estratégia de construção de serviço digital
Brasil apresenta estratégia de construção de serviço digital
por Ascom do MCTI
Publicação: 23/04/2015 | 20:43
Última modificação: 24/04/2015 | 19:36
A diretora de Internet da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), Marcia Pachaly, apresentou, nesta quinta-feira (23), no Seminário Internacional Brasil 100% Digital, a estratégia do governo para a construção da plataforma de serviços digitais. O tema da palestra da diretora foi "Desafio da padronização".
Há três anos, o governo federal iniciou o desenvolvimento do projeto Identidade Digital do Governo (IDG), iniciativa que visa padronizar os portais dos órgãos públicos federais e alinhar as informações para otimizar a comunicação com o cidadão. Os órgãos têm à disposição a estrutura do Portal Padrão, que reúne soluções digitais de acessibilidade e de divulgação de informações nos mais variados formatos.
São 13 ferramentas disponíveis para download para que as instituições montem o próprio site seguindo as normas de padronização estabelecidas pela Secom. "É um trabalho consistente e contínuo. Buscamos a facilitar a busca de informação e abrir a plataforma de diálogo com os cidadãos", explicou Marcia Pachaly. "O momento atual é de alinhamento, unificação das plataformas e entender as necessidades de comunicação do governo e fazer que elas aconteçam de forma alinhada."
De acordo com ela, a Secom está fazendo um levantamento junto com as assessorias de comunicação do Executivo para identificar soluções de comunicação digital que estão sendo adotadas em cada órgão. "A ideia é identificar ações que podem ser compartilhadas com outras entidades. Isso trará economia ao governo e ampliará o acesso a informações."
O próximo passo do projeto IDG é trabalhar com versões mobile para os serviços disponíveis. "Esperamos termos uma visão do que acontece para depois incentivar a aproximação dos órgãos e fazer o trabalho conjunto", disse.
Pachaly participou da mesa redonda "Construção de serviços digitais", que reuniu o diretor executivo do Centro de Liderança em Governo Eletrônico de Cingapura, Khoong Chan Meng, o gerente da Agenda de Pesquisas sobre Governo da empresa norte-americana Gartner, Rick Howard, e o consultor sênior de comunicação e mídias sociais da Cidade de Almere, na Holanda, David Kok.
Brasil 100% Digital
O seminário é organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Secretaria Geral e Casa Civil da Presidência da República e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Assim como no primeiro dia, o seminário também será transmitido ao vivo pela internet nesta sexta-feira (24). Estão sendo debatidas ações desenvolvidas pelo Brasil e experiências internacionais bem sucedidas na área de governo eletrônico, como Estônia, Reino Unido, Estados Unidos, dentre outros países.
O evento é a primeira iniciativa para a construção da Agenda para o Brasil Digital, que apontará as diretrizes para que o País se torne efetivamente uma nação avançada no uso de tecnologias digitais.
Para mais informações, acesse www.brasildigital.gov.br.
Conteúdos relacionados:
-
Internautas poderão participar do seminário Brasil 100% Digital
-
Especialista apresenta modelo de cidadania digital da Estônia
-
Aldo defende que Brasil democratize e universalize tecnologias digitais
-
Plataforma do Reino Unido atua como buscador de políticas públicas
-
Experiência francesa com dados abertos em debate no Brasil 100% Digital
-
Governo Federal e TCU promovem seminário sobre governança digital
-
Palestrantes mostram diversidade de uso de dados abertos
Últimos Áudios
Desaparecimento de abelhas ameaça produção mundial de alimentos
- Desaparecimento de abelhas ameaça produção mundial de alimentos
- Campanha incentiva proteção do bicho-preguiça no Brasil
- Tecnologia brasileira recupera animais e repercute mundialmente
- Instituto Mamirauá avalia fatores de risco para contágio de doenças por animais
- Descoberta de coração pré-histórico abre novas linhas de pesquisa