Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

 

A memória do patrimônio científico e tecnológico, o aumento da produção científica e sua visibilidade, o acesso livre à informação e a inserção de cidadãos na sociedade da informação compõem os pilares do Ibict, uma unidade de pesquisa do MCTI cuja origem remonta à década de 1950.

Com sede em Brasília e escritório no Rio de Janeiro, seu corpo técnico realiza a absorção e personalização de novas tecnologias, repassando-as a outras entidades interessadas na captura, distribuição e preservação da produção intelectual científica e tecnológica.

Em 2009, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Ibict criou o primeiro pós-doutorado do país em ciência da informação. Em 2012 inaugurou o Laboratório de Pesquisa em Comunicação Científica (Labcom).

O Ibict mantém a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que disponibiliza mais de 250 mil trabalhos. Também customizou o software livre Open Journal Systems e criou o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer).

Entre as iniciativas em curso estão o Mapa da Inclusão Digital (MID) e Inventário do Ciclo de Vida para Competitividade Ambiental da Indústria Brasileira, desenvolvido em conjunto com a iniciativa privada, universidades e institutos.

 

Conheça mais   Contato

 

SAS, Quadra 5, Lote 6 - Bloco H
CEP: 70070-914
Brasília - DF
Fone: (61) 3217.6360 / 6350
E-mail: webmaster@ibict.br

Site: http://www.ibict.br