Confira as atividades e oportunidades 18 a 24 de fevereiro na Agenda Científica do MCTIC

Tecnologias da Informação e Comunicação Energia Aeroespacial Biodiversidade Popularização da C,T&I e Melhoria do Ensino das Ciências Agropecuária

Confira as atividades e oportunidades 18 a 24 de fevereiro na Agenda Científica do MCTIC

Bolsistas do CNPq e de nove FAPs podem participar de desafio global de comunicação científica, que tem inscrições abertas até sexta-feira (24). Cetene oferece curso de introdução ao cultivo in vitro de essências florestais da Mata Atlântica. Edital da RNP para programas de P&D em redes, aplicações e middleware está com inscrições abertas.

Por Ascom do MCTIC

Publicación: 17/02/2017 | 10:24

Última modificacion: 03/03/2017 | 11:59

Crédito: Ascom/MCTIC

Pesquisadores têm até sexta-feira (24) para se inscrever no FameLab, desafio em que os candidatos dispõem de três minutos para explicar um conceito científico ao público leigo. Iniciativa do Conselho Britânico, a competição está aberta a bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de nove fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs). Os candidatos devem preencher um formulário de inscrição online e enviar um vídeo com apresentações orais individuais de um tópico de ciência e/ou tecnologia, em português e inglês, sem uso de recursos eletrônicos como Power Point nem música de fundo, edições ou efeitos especiais. As inscrições estão disponíveis a alunos de pós-graduação, fluentes em português e inglês, bolsistas nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas e Engenharias. Saiba mais.

Fomento à pesquisa 

Últimos dias para participar da seleção de projetos do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) nas áreas de biotecnologia, biocombustíveis, nanotecnologia, microeletrônica e gestão/inovação tecnológica. As propostas devem ter a coordenação de pesquisadores do Cetene. O valor total do edital é de R$ 900 mil. As inscrições terminam na terça-feira (21). Clique aqui para saber mais.

Pós-graduação aeroespacial na China

Seguem abertas até sexta-feira (24) as inscrições para bolsas de estudo no programa de mestrado da Beihang Unviersity, na China. A escolha será feita pelo Centro Regional para Ciência Espacial e Educação Tecnológica na Ásia e no Pacífico (RCSSTEAP, na sigla em inglês). As oportunidades são nas áreas de sistemas globais de navegação por satélite; sensoriamento remoto e sistemas de geoinformação; e tecnologias em microssatélites. Os requisitos e informações adicionais podem ser obtidos neste link.

Supercomputadores
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) estão recebendo propostas para o uso dos supercomputadores Santos Dumont (SDumont) e Lobo Carneiro (LoboC), integrantes do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad). O prazo final para a submissão é 1º de março. O edital pode ser acessado aqui.

Manejo de pirarucu

Ficam abertas até 1º de março as inscrições para o curso de Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros com Foco no Manejo Participativo de Pirarucu em ambientes de Várzea, oferecido pelo Instituto Mamirauá. A formação será feita em Tefé (AM) e é destinado a profissionais ligados à implementação do manejo dos recursos pesqueiros em áreas protegidas da Amazônia. São 25 vagas disponíveis. Clique aqui para saber mais.

Cultivo in vitro

O Cetene oferece curso de introdução ao cultivo in vitro de essências florestais da Mata Atlântica entre 14 de março e 4 de maio. O conteúdo inclui potencialidades e aplicações, montagem de laboratório de cultura de tecidos vegetais, componentes e preparação dos meios de cultura, micropropagação de plantas, germinação e conservação in vitro e regeneração de plantas. As inscrições podem ser feitas até 3 de março. Clique aqui

Pesquisa e desenvolvimento

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou edital para programas de P&D de 2017. A chamada abre espaço para o desenvolvimento de projetos acadêmicos inovadores na área de redes, aplicações e middleware. Pesquisadores de instituições públicas e privadas podem enviar propostas até 14 de março. Neste ano, o edital está dividido nas categorias: serviços avançados e internet avançada. A íntegra do edital pode ser acessada aqui.

Concurso internacional de cartas

Estão abertas até 15 de março as inscrições para o 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios. O objetivo é melhorar a alfabetização e incentivar a expressão da criatividade e a melhora dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional. Saiba mais.

Prêmio José Reis

Estão abertas as inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica de 2017. Na 37ª edição, será homenageado um jornalista de destaque na difusão da ciência, tecnologia e inovação nos meios de comunicação de massa. O prazo final para submissão de candidaturas é 17 de abril.

Agropecuária

A Finep e a Fapesp lançaram nova chamada de propostas para apoiar o desenvolvimento de aplicativos voltados para o aumento da produtividade e da eficiência do setor agropecuário. Entre os desafios tecnológicos listados pela chamada estão "Manejo integrado de pragas e de doenças", "Previsão de falhas e densidade de plantio em culturas", "Previsão de safra", "Determinação de perdas por causas infecciosas em rebanhos", "Previsão de consumo animal e relação com desempenho (inclusive para peixes)", "Levantamento das feições erosivas por meio da análise de imagens de satélites" e "Gestão financeira da propriedade". Os recursos para financiamento da chamada somam R$ 15 milhões. As inscrições vão até 20 de abril.

Cosmologia e gravitação

Estão abertas as inscrições para a 16ª edição Brazilian School of Cosmology and Gravitation (BSCG), que acontecerá entre os dias 10 e 21 de julho, na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro. No total, serão oferecidos 10 cursos e 11 seminários, ministrados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O evento é uma iniciativa do CBPF e do Centro de Estudos Avançados de Cosmologia (CEAC), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Clique aqui para saber mais.

História da ciência

Estão abertas as inscrições para o 25º Congresso Internacional de História da Ciência e Tecnologia, no Rio de Janeiro (RJ). O evento será realizado entre 23 e 29 de julho no campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mais informações nesta página

Origen: MCTIC