Confira as atividades e oportunidades de 14 a 20 de janeiro na Agenda Científica do MCTIC

Instituto Mamirauá oferece curso de gestão focado no manejo participativo de pirarucu, voltado para profissionais que atuam em áreas protegidas da Amazônia. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Universidade do Estado do Amazonas selecionam candidatos para o doutorado em Clima e Ambiente. Inscrições para os interessados em ingressar no doutorado de preservação de acervos de ciência e tecnologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) estão abertas.

Pesquisador do Instituto Mamirauá busca desvendar segredos de amuletos produzidos na Amazônia

Muiraquitãs eram manufaturados entre os séculos X e XII nas terras baixas amazônicas. Acredita-se que eram um símbolo de boa sorte e que serviam como uma espécie de moeda corrente entre as populações indígenas da região. Forma de produção dos amuletos intriga estudiosos. "A tecnologia utilizada pelas populações pré-coloniais é muito funcional. Eles tinham capacidade cognitiva e tecnológica para perfurar pedras que, brocas de aço têm muita dificuldade", diz o técnico Márcio Amaral.

Cetene inicia as atividades da terceira edição do Futuras Cientistas, que conta com 15 participantes

Programa da entidade vinculada ao MCTIC amplia espaço das mulheres nas carreiras ligadas à área de ciência e tecnologia, além de fomentar o interesse de jovens em atividades de iniciação científica nos laboratórios de biotecnologia, nanotecnologia e microeletrônica da unidade. "Tão importante quanto aumentar o número de mulheres nas áreas de ciência e tecnologia é abrir o senso critico das alunas e professoras para outras áreas", destaca a coordenadora da iniciativa, Giovanna Machado.