Conhecimento tradicional e manejo florestal elevam produtividade da agricultura familiar

Pelo projeto BioREC, técnicos do Instituto Mamirauá trabalham em parceria com as comunidades ribeirinhas do interior da Amazônia para reduzir a abertura de novas áreas de floresta para o plantio, a degradação ambiental e a emissão de gases de efeito estufa, elevando a produtividade da agricultura familiar e a renda dos produtores com estímulo à produção sustentável.

Parceria interministerial pode viabilizar unidades Embrapii voltadas para o setor de defesa

Secretários do MCTIC e do Ministério da Defesa planejam apoio conjunto a edital da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial para credenciar instituições aptas para o desenvolvimento de produtos na área de defesa. Outro esforço é para revisar a Política Nacional da Indústria da Defesa e para definir tecnologias estratégicas para o país.

Instituto do semiárido lança plataforma para monitoramento da vegetação da Caatinga

Desenvolvido em parceria com o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite da Universidade Federal de Alagoas, sistema é aberto ao público e reúne mapas e dados sobre chuvas e cobertura vegetal do bioma, com informações sobre perda de matéria orgânica do solo, degradação ambiental e desertificação.